A Siemens acaba de lançar um projecto de manutenção naval inovador que permitirá reduzir tempos de obra até 15%.

A Siemens acaba de lançar um novo projecto de manutenção naval em doca seca que consiste essencialmente na montagem de contentores devidamente equipados para trabalhos de assistência técnica em doca seca que, além da flexibilidade pela mobilidade e facilidade de instalação dos respectivos contentores em qualquer doca seca, permite reduzir os tempos de manutenção até cerca de 15%.

Constituindo-se, como referido, essencialmente por contentores com a possibilidade de integrar vários módulos especializados, os mesmos poderão ser assim personalizados e equipados de acordo com os trabalhos a realizar, com significativa vantagem em termos de tempo, eficiência e fiabilidade dos mesmos, uma vez  a utilização de módulos padronizados tornar igualmente possível a agilização dos respectivos processos para a sua instalação a qualquer hora do dia ou da noite, garantindo também um melhor acesso às estruturas a intervencionar e diminuir os riscos ao longo do desenvolvimento dos consequentes trabalhos.

Para além do novo conceito permitir uma maior flexibilidade, torna também possível responder a qualquer solicitação com muito maior rapidez, não se encontrando os respectivos contentores equipados apenas com as habituais ferramentas e meios de elevação, mas também com ferramentas especiais de verificação de todos os componentes eléctricos e mecânicos, tais como inversores, sistemas de distribuição de energia, sistemas de automação e unidades de controlo, bem ainda como dispondo de sistemas de iluminação especiais para a realização de trabalhos em quaisquer circunstâncias de luminosidade, dia ou noite, ou local, não deixando ainda de oferecer condições únicas de conforto para os respectivos trabalhadores, com ar condicionado e aquecimento, de acordo com as circunstâncias.

O novo conceito foi utilizado pela primeira vez para inspecção de um Ferry, tornando possível a reparação ou substituição em tempo mínimo dos componentes de desgaste dos accionamentos SISHIP eSipod, além da verificação de rotina dos restantes componentes eléctricos e mecânicos.

Com duas equipas a trabalharem em conjunto por turnos, o novo conceito permitiu uma redução global de tempo de manutenção de dois dias, tendo como termo de comparação uma intervenção técnica anterior equivalente realizada no navio-irmão por uma outra equipa da Siemens.

Com base nesta experiência realizada, a Siemens está já a prever a exportação do conceito de assistência técnica móvel para a região do Pacífico, de forma a poder servir  e intervir em qualquer estaleiro da região Ásia/Austrália, tanto para intervenções de manutenção programada como para reparação por danos súbitos.

O novo conceito será oficialmente apresentado ao público em na Feira SMM 2016, que se realiza de 6 a 9 de Setembro em Hamburgo, na Alemanha.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill