A Siemns acaba de entregar o primeiro navio denominado Rotra Vente, especificamente desenhado para o transporte mais económico de turbinas eólicas.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Desenhado pela Siemens Wind Power, o novo navio Rotra Vente, com 141 metros de comprimento, foi especificamente concebido para o transporte mais económico de múltiplas turbinas eólicas de 8 MW a partir da fábrica de Cuxhaven, na Alemanha, no presente caso, até ao Mar do Norte e Mar Báltico.

Construído a partir do casco de um porta contentores, o novo navio dispõe de uma larga porta à proa para uma entrada do tipo Ro-Ro das referidas turbinas para um convés de caga revestido com tecto telescópio para proteger as nacelas do spray da água salgada.

Uma vez o tecto poder ser aberto, o carregamento poderá ser efectuado também por meio de guindastes em portos sem rampas Ro-Ro, podendo levar até 9 torres ou entre três a quatro conjuntos de pás, sendo expectável uma poupança entre 15% a 20% nos custos logísticos em relação ao transporte tradicional.

Construído nos estaleiros de Hardinxveld-Giessendam, na Holanda, espera-se já a entrega de um segundo navio na Primavera de 2017, com capacidade para transportar torres e pás, podendo chegar, nesse caso, a transportar mesmo, num único carregamento, 12 conjuntos de pás.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximos eventos

De momento não existem próximos eventos.

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill