short sea shipping

A Agência Portuguesa de Promoção do Transporte Marítimo de Curta Distância (Shortsea Portugal) vai colaborar na organização do curso MOST Portugal (Motorways of The Sea Training), promovido pela Escola Europeia de Short Sea Shipping (2E3S.eu), de 5 a 8 de Novembro, a bordo de um navio no percurso entre Barcelona e Citavecchia.

O curso serviu de motivo a duas pequenas entrevistas sobre a intermodalidade nos transportes e a formação da 2E3S.eu a João Carvalho, presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), e a José Luís Cacho, novo presidente da Administração dos portos de Sines e do Algarve (APS), feitas pela própria escola.

Sobre a intermodalidade, João Carvalho defendeu a integração de vários modos de transporte como forma de criar economias de escala. Já José Luís Cacho considerou que as soluções intermodais “permitem ganhos de competitividade para as empresas e isso tem a ver com o desenvolvimento da ferrovia, quer em infra-estruturas, quer em operação ferroviária”.

A propósito do papel da 2E3S.eu, cujos cursos são dirigidos aos agentes económicos do sector, entre transitários, empresas de navegação, operadores portuários, agentes de navegação e outros, ambos destacaram a qualidade e a eficiência da sua formação. José Luís Cacho acrescentou que a formação deve ser mais diversificada, chamando a atenção para a componente prática.

João Carvalho teve ainda oportunidade de referir que em Portugal o transporte marítimo de curta distância (short sea shipping) tem sido bastante promovido, mas esclareceu que “há muita coisa a melhorar”, designadamente, reduzir o peso burocrático deste modo de transporte face a outros modos, ou obter maior equilíbrio na questão “das contribuições e apoios para modos de transporte mais amigos do ambiente, mais eficientes do ponto de vista energético”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill