A partir de hoje e até ao próximo dia 8, a Academia de Verão Tanto Mar reúne, em Peniche, pelo sétimo ano consecutivo, cerca de 50 estudantes do ensino secundário ou profissional, para lhes dar a conhecer o valor estratégico do mar.

A partir de hoje e até ao próximo dia 8, 50 estudantes do ensino secundário ou profissional, irão estar reunidos em Peniche naquela que será a Sétima Edição da Academia de Verão Tanto Mar, para lhes dar a conhecer o valor estratégico do mar através de um vasto programa que inclui desde a introdução à investigação científica ao desporto, passando pela cultura e história marítima, sem esquecer as várias áreas da economia do mar.

Já amanhã, por exemplo, o dia será passado nas Berlengas, reserva da Biosfera da Unesco, no quadro das comemorações do 25.º aniversário da constituição das Berlengas como Reserva Natural, onde terão oportunidade, além de uma visita  ilha e ao respectivo Farol, proceder ao seu baptismo de mergulho.

Hoje mesmo, depois da instalação nas residências da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), os 50 participantes terão a oportunidade de assistir ao documentário “Live Sea – Ao Ritmo das Marés”, um projecto IPLeiria coordenado pela docente e investigadora Susana Ferreira, enquanto o Sábado será dedicado à História e Cultura de Peniche, com visitas ao Museu da Renda de Bilros e ao contacto com a história do naufrágio do San Pedro Alcântara, tendo, à tarde, tempo para um peddy-paper na Fortaleza de Peniche.

Nesse âmbito, a Academia de Verão Tanto Mar, uma parceria da Fórum Estudante, da Câmara Municipal de Peniche, da Escola Superior de Turismo e de Tecnologia do Mar (Peniche) do Instituto Politécnico de Leiria e da Marinha Portuguesa, dará ainda a conhecer as empresas Docapesca, Omnifish e AUCHAN – Plataforma de Pescado, possibilitará a realização de múltiplos desportos de mar nas praias de Peniche, bem como a realização de diversas  atividades no centro de investigação científica CETEMARES – MARE-IPLeiria, terminando com um passeio pelo percurso geológico de Peniche e uma visita ao Cabo Carvoeiro.

 

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill