Pela primeira vez, Portugal recebeu o Campeonato Europeu de vela, onde participam não só jovens europeus, tendo tido um retorno económico superior a um milhão de euros.
Pedro Santana Lopes

Portugal recebeu, pela primeira vez, na praia do Ouro, em Sesimbra, o Campeonato Europeu de Júniores de Vela. O evento, que terminou a 11 de Julho com a entrega dos prémios, teve um retorno económico superior a um milhão de euros, segundo a organização, referem vários meios de comunicação social.

Sol, vento e calor foram condições de que Portugal se pode gabar e que acompanharam o campeonato que contou com 200 barcos, com jovens entre os 16 e os 24 anos. Um evento que se classificou como “uma forma de promoção de Sesimbra como destino de mar, com excelentes condições para a prática de vela”, conforme sublinha a Presstur, Agência de Notícias de Viagem e Turismo.

Espanha, Itália ou Alemanha são alguns dos 15 países da Europa que vieram competir nas classes 420 e 470. E, apesar de ser uma prova europeia, mais países resolveram juntar-se para acompanhar o campeonato, ainda que sem competir, como foi o caso de Singapura e dos Estados Unidos.

A competição, que se realiza todos os anos em diferentes países da Europa, sendo que o ano passado foi em Fragilia Vela Riva, na Itália, foi organizada pelo Clube Naval de Sesimbra, em parceria com a Câmara Municipal de Sesimbra, e com o apoio da Federação Portuguesa de Vela, das Classes Internacionais de 420 e 470, da APSS (Administração Portuária do Porto de Setúbal e Sesimbra) e da Autoridade Marítima Nacional.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill