Em Estrasburgo, Serrão Santos defendeu o uso do GNL no transporte marítimo ao mesmo tempo que salientou a posição geoestratégica dos Açores para o reabastecimento no Atlântico

O eurodeputado açoriano Ricardo Serrão considerou “fundamental que se reduza a utilização de combustíveis pesados e passem a ser utilizadas alternativas como o Gás Natural Liquefeito ou outras fontes ambientalmente adequadas”, durante uma discussão sobre emissões de dióxido de carbono provenientes do transporte marítimo que teve lugar dia 28 de Abril, na sessão plenária do Parlamento Europeu (PE), em Estrasburgo.

Serrão Santos afirmou também que “esta transformação terá de ser acompanhada pela utilização de postos de abastecimento intermédios e os Açores, localizados no meio do atlântico no trânsito entre o canal do Panamá e a Europa, estão prontos para responder positivamente a essa necessidade através da sua infra-estrutura do Porto Oceânico da Praia da Vitória”.

Em causa estava a adopção de um Regulamento do PE e do Conselho relativo à monitorização, comunicação e verificação das emissões de dióxido de carbono provenientes do transporte marítimo e que altera a Diretiva 2009/16/CE.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill