Jorge Seguro Sanches, Secretário de Estado da Energia, defendeu Sines como pólo europeu na área do gás, acreditando ser possível vir a abrir novas interligações da Península Ibérica à Europa.

Numa visita ao Porto de Sines, na companhia do seu homólogo alemão, Rainer Baake, a Directora de Energias Renováveis do Ministério da Energia de Marrocos, Zohra Ettaik, e o presidente da REN, Rodrigo Costa, Jorge Seguro Sanches, Secretário de Estado da Energia, defendeu Sines como pólo europeu na área do gás, importando agora para o potenciar enquanto tal, proceder ao desenvolvimento das respectivas infra-estruturas e estabelecer as necessárias interligações à Europa, o grande óbice que se tem verificado até agora para que tal pudesse vir a realizar-se.

De facto, privilegiando a Alemanha, como se sabe, as ligações a Leste, ou seja, à Rússia e à Gazprom em particular, presidida pelo antigo Chanceler G. Schröder, as redes de abastecimento de gás à Europa a partir da Península Ibérica, tal como em relação às linhas e abastecimento eléctrico, no que França sempre teve também uma palavra a dizer, foram sendo consecutivamente postergadas mesmo quando razões de ordem geopolítica apontavam para a vantagem dessa mesma alternativa.

Agora, porém, de acordo com as declarações do Secretário de Estado da Energia à Agência Lusa, estando a ser discutida na União Europeia nova legislação de enquadramento do mercado europeu da energia, Portugal irá pugnar para que isolamento da Península Ibérica termine, libertando a livre circulação energética, nomeadamente de gás e electricidade, assim como hoje já sucede em termos de pessoas, capitais e mercadorias.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill