Depois do ataque a dois dos seus petroleiros por milícias Houthis, a Arábia Saudita suspendeu a saída de petróleo pelo estreito de Bab al-Mandeb, no Mar Vermelho. Além do risco para os seus navios, também esteve em causa uma intenção de pressionar os aliados a tomarem medidas mais drásticas contra os Houthis e também contra o Irão
Sun Princess

A Arábia Saudita suspendeu recentemente a exportação de petróleo pelo Mar Vermelho e o estreito de Bab al-Mandeb, na sequência de ataques a dois grandes petroleiros sauditas perpetrados por milícias Houthis, refere o Safety4Sea. De acordo com a publicação, o objectivo terá sido o de persuadir os seus aliados ocidentais de que os Houthis são mais perigosos do que se julga e que se impõem medidas mais drásticas contra as milícias no Iémen.

Recorde-se que a Arábia Saudita comanda uma coligação militar no Iémen contra os Houthis, que apoiam o ex-Presidente Saleh, e que em Junho falhou uma ofensiva contra o porto de Hodeidah, no Iémen, para tomar de assalto a principal via de abastecimento das milícias. Em Julho, as operações contra o porto foram mesmo suspensas para conceder às Nações Unidas uma possibilidade de resolver o conflito.

A suspensão da exportação de petróleo por Bab al-Mandeb também foi uma medida preventiva por falta de segurança da navegação marítima e desconhece-se quando será retomada. Com base em informações da Reuters, a publicação refere que os sauditas visaram igualmente pressionar os seus aliados a tomar medidas mais agressivas contra o programa de mísseis balísticos iraniano e o que consideram ser o apoio do Irão a grupos armados que desestabilizam a região.

Segundo a publicação, todavia, a suspensão das exportações petrolíferas pelo estreito de Bab al-Mandeb parece não perturbar os sauditas, dado que existem outras formas de fazer chegar o produto aos mercados europeus e norte-americanos. A publicação refere que os sauditas usarão provavelmente o Petroline, ou oleoduto Leste-Oeste (East-West Pipeline), para transportar o petróleo até ao porto de Yanbu, de onde será exportado para a Europa e América do Norte.

Os sauditas podem ainda recorrer a navios estrangeiros para transportarem o seu petróleo pelo estreito de Bab al-Mandeb, à semelhança do que já fazem com os seus clientes asiáticos que usam outras rotas.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill