Segundo jornais da Arábia Saudita, o reino quer construir um canal na proximidade da fronteira com o Qatar, que deixaria este pais transformado numa ilha, ou seja, mais isolado do que actualmente
Qatar

A Arábia Saudita poderá estar a preparar a construção de um canal próximo da fronteira com o Qatar, o que converteria este país numa ilha, segundo tem vindo a ser divulgado por vários meios de comunicação, com base em informações de jornais sauditas. Por agora, o projecto aguardará o assentimento das autoridades da Arábia Saudita.

Segundo as notícias divulgadas, o canal ligará Salwa a Khor Al Adeed e terá 60 quilómetros de comprimento, 200 metros de largura e uma profundidade de 15 a 20 metros, permitindo a travessia de navios com 33 metros de largura e quase 300 metros de comprimento.

Na área terrestre saudita que permanecer entre o canal e a fronteira com o Qatar, a Arábia Saudita pondera instalar uma zona militar, com uma base e um cemitério nuclear. Na margem oposta do canal, ficariam empreendimentos turísticos. O custo do canal seria de 750 milhões de dólares financiados por investidores sauditas e a execução ficaria a cargo de empresas do Egipto.

Apesar de ridicularizada no Qatar, a iniciativa não parece ter sido desmentida pelas autoridades sauditas. O que não constitui surpresa, se a enquadrarmos no contexto diplomático desencadeado em Junho de 2017, quando a Arábia Saudita, o Bahrain, os Emirados Árabes Unidos e o Egipto cortaram relações com o Qatar, acusando-o de apoiar o terrorismo, e apresentaram uma lista de exigências que este último rejeitou. Neste contexto, o canal pode ser interpretado, sobretudo, como uma via para isolar mais o Qatar.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill