A partir de agora será mais fácil navegar no arquipélago dos Açores
farolim

O Farolim dos Fenais da Ajuda entrou em funcionamento, na Ilha de São Miguel, a 5 de Fevereiro. Uma instalação que resulta das das necessidades manifestadas pelos navegantes e autoridades locais e que se insere, segundo a Autoridade Marítima Nacional, numa reformulação global do assinalamento marítimo costeiro do arquipélago dos Açores.

Este projecto está a ser efectuado pela Direcção de Faróis, e procura adequar este novo assinalamento marítimo, às necessidades actuais da navegação na área.

A actual infra-estrutura tem um alcance luminoso de 12 milhas. O Farolim foi manufacturado nas instalações da Direcção de Faróis em Paço de Arcos, tendo sido montado, no local, pela equipa de farolagem em serviço na ilha, sob coordenação do Chefe da Balizagem de Ponta Delgada.

A curto prazo o Farolim dos Fenais terá companhia. Isto porque está prevista a instalação de um farolim costeiro na Ponta da Feteira (costa sul).

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill