O Senado italiano exerceu a sua competência para impedir o ministro do Interior de Itália de ser julgado por alegado sequestro de 150 migrantes. Em causa estava a decisão do ministro de proibir o desembarque de 150 migrantes na Sicília salvo se outro Estado os recebesse, o que veio a suceder. O que não impediu que os migrantes permanecessem a bordo por vários dias
Team Humanity

Um comité do Senado italiano, por 16 votos a favor e 6 contra, bloqueou a realização de um julgamento do ministro do Interior, Matteo Salvini, que estava sob investigação por suspeita de sequestro de 150 migrantes mantidos a bordo de um navio da Guarda Costeira de Itália, o Diciotti, refere o Maritime Executive.

Lembra a publicação que em 15 de Agosto de 2018, o navio italiano resgatou e recolheu a bordo 190 migrantes de uma embarcação sobrelotada ao largo de Lampedusa. Depois de 13 pessoas terem sido autorizadas a receber cuidados médicos em terra e de o ministro italiano dos Transportes, Danilo Toninelli, ter autorizado o navio a entrar no porto de Catânia, na Sicília, Matteo Salvini terá insistido que os migrantes só poderiam desembarcar se fossem depois recebidos por outros Estados. Salvini recuou, permitindo o desembarque de 27 menores, mas 150 pessoas ficaram retidas a bordo até 26 de Agosto, tendo sido recebidas pela Igreja Católica, Albânia e Irlanda.

Os Procuradores de Catânia abriram um inquérito à actuação de Salvini, por abuso de autoridade e sequestro, puníveis até 15 anos de prisão, refere a publicação. O ministro terá então dito que nada temia e manifestado o desejo de ser preso pela sua decisão. Em Janeiro, um Tribunal siciliano decidiu levar o caso a julgamento, algo que o Senado tem competência para impedir, conforme agora se prepara para fazer. Uma votação na generalidade, no final de Março, deverá confirmar a orientação do comité.

O caso foi um teste ao Movimento Cinco Estrelas (parceiro da Liga no Governo), cujo líder, Luigi Di Maio, terá afirmado a propósito de um antecessor de Salvini no Executivo de Itália, que não era admissível ter um ministro do Interior sob investigação. Com o actual ministro do Interior sob investigação, o Cinco Estrelas convocou um referendo interno sobre se Salvini devia ser julgado. Quase 60% votaram pelo fim da investigação, pelo que o comité do Senado, chefiado pelo Cinco Estrelas, votou conforme a orientação do partido.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill