O caso remonta a 2013, quando a Rússia apreendeu um navio da organização com tripulantes a bordo, na sequência de uma acção de protesto numa plataforma petrolífera russa. Agora, Moscovo aceitou indemnizar Amsterdão em 2,7 milhões de euros, metade daquilo a que fora condenada há dois anos por um Tribunal internacional
Arctic Sunrise

A Rússia chegou a acordo com a Holanda para o pagamento de 2,7 milhões de euros de indemnização compensatória pela apreensão ilegal do navio Arctic Sunrise, da organização Greenpeace, e detenção dos seus 30 tripulantes (28 activistas e dois jornalistas), em 2013.

O caso remonta de facto a Setembro de 2013, quando a Greenpeace levou a cabo uma acção de protesto na plataforma flutuante de exploração petrolífera da Gazprom, na região de Pechora, na sequência da qual a Rússia apreendeu o navio e deteve os tripulantes no Mar de Barents.

Levados para Murmansk, com dois jornalistas, os tripulantes e estes estiveram detidos por dois meses. O navio, de bandeira holandesa, seria libertado oito meses depois da apreensão. Em Julho de 2017, um Tribunal internacional condenou a Rússia a pagar 5,4 milhões de euros em danos à Holanda, mas Moscovo não reconheceu a decisão, pelo menos numa fase inicial.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill