Um aumento de embarcações russas foi notado no Natal, no Mar do Norte, próximo de águas britânicas, mobilizando de imediato a vigilância britânica
NELO Kayaks

No Dia de Natal, a fragata HMS St Albans, da Marinha britânica (Royal Navy), escoltou o navio de guerra russo Admiral Gorshkov, que passava ao largo do Mar do Norte, perto das águas do Reino Unido, informa-se em comunicado.

Esta passagem coincidiu com uma época festiva movimentada próximo das águas do Reino Unido, com um aumento da navegação russa na região, refere a Royal Navy. O HMS Tyne foi também chamado para escoltar um outro navio russo, de pesquisa, e outros dois navios foram encontrados e escoltados pelo helicóptero 815 do Esquadrão Naval do Ar.

“Eu não hesitarei em defender as nossas águas nem tolerarei qualquer forma de agressão. A Grã-Bretanha nunca mais se sentirá intimidada no que respeita à protecção do seu próprio país ou das suas pessoas, bem como dos seus interesses nacionais”, referiu o Secretário de Defesa do Reino Unido, Gavin Williamson, citado pela Marinha britânica.

Esta vigilância pode enquadrar-se nas tensas relações entre a Grã-Bretanha e a Rússia, nomeadamente depois do Ministro das Relações Externas, Boris Johnson, ter afirmado que a Rússia se tinha intrometido nas eleições estrangeiras, não havendo no entanto provas de tal sucedido, refere o Maritime Executive.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill