Investigadores estão a recolher dados no vulcão Kilauea, no Havai, com dois Wave Gliders, para auxiliar na resposta ao problema.
Kilauea

Investigadores da University of Hawaii at Hil, com o apoio do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e do U.S. Geological Survey’s Hawaiian Volcano Observatory (USGS-HVO), estão a usar dois robots autónomos sub-aquáticos (Wave Gliders), para a recolha de dados do vulcão Kilauea, no Havai, cuja lava está a cair no oceano, segundo comunicado oficial.

De forma a auxiliar o Governo a decidir onde e como responder a este problema, os investigadores estão a estudar os efeitos da lava a entrar no oceano, a fumaça que se gera e as interacções da água com a lava na superfície.

Nas próximas três semanas, os Wave Gliders irão operar em zig zag, a 300 metros da lava, através da recolha da fumaça da lava e da medição da temperatura da água, dos níveis de oxigénio, dos níveis de ph, da salinidade, da opacidade e da acústica marinha, de forma a entender também o impacto do vulcão na vida marinha e na qualidade do ar na ilha.

“A fumaça de água quente e carregada de sedimentos gerada pela lava que flui para o oceano e se espalha, impede a vida normal dos ecossistemas e impede que os navegadores operem na área”, referiu Steve Colbert, da University of Hawaii at Hil. “Não sabemos até onde e quão profunda essa fumaça se estende, ou como ela muda com as condições oceanográficas ou com as mudanças no fluxo de lava. Mas estes robots irão responder a essas questões”, refere.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill