Na Irlanda, apesar dos esforços para a recuperação do stock desta espécie, a pesca continua a ser uma ameaça

A Marine Conservation Society alerta que o robalo continua a perder a sua população no mar, apesar das restrições apresentada pela UE, principalmente na população do Nordeste do Atlântico. A proibição total desta pesca pode ser a única forma de estabilizar este peixe.

De acordo com a ONG, a lei aplicada na Irlanda para a limitação da captura ficou aquém dos resultados pretendidos. As reduções eram capturas a 60% para arrastão, 22% para pesca de fundo, 6% para anzol e linha. Abaixo dos cortes a 80% a nível mundial, pelo ICES.

O Estados Membros da UE estão a ter dificuldade em acertar um plano para recuperação de espécies, sendo o robalo um problema irlandês, e a sardinha um português.

No Norte, a UE interviu com uma medida de emergência para o início do ano, com novos acordos feitos em Abril. Mas a Marine Conservation Society declara que para prevenir a extinção da população de robalo na Irlanda vão ser precisas mais medidas.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill