No primeiro trimestre após consolidar a aquisição da NOL verificada em Junho passado, a CMA CGM apresentou lucros líquidos de 860 milhões de dólares quando, no período homólogo de 2016 tinha atingido perdas líquidas na ordem dos 100 milhões de dólares.
CMA CGM

Os resultados do armador francês no primeiro trimestre de 2016 revelam também um aumento de lucros líquidos em relação ao último trimestre de 2016 na casa dos 45 milhões de dólares, o que não deixa de poder indicar eventualmente também uma mudança radical na tendência negativa verificada anteriormente no mercado do transporte marítimo de contentores, admitindo que as perspectivas positivas apresentadas pela Maersk e pela Hapag-Lloyd para o resto do ano se confirmem, não obstante os prejuízos ainda apresentadas por ambas no que respeita ao primeiro trimestre.

Em termos gerais, os resultados da CMA CGM no primeiro trimestre apresentam proveitos totais antes de juros e impostos na casa dos 252 milhões de dólares, representando um crescimento de 3 milhões em relação a igual período de 2016, bem como um aumento da margem operacional para 5,5% quando a mesmo não ultrapassara os 4,2% no trimestre imediatamente anterior.

Outros dados importantes respeitam aos 26 milhões de dólares de lucros líquidos pela operação do que constituía anteriormente a NOL, o primeiro trimestre com lucros desde 2011, bem como o aumento de vendas na casa dos 35,9%, atingindo os 4,62 mil milhões de dólares, bem ainda como um aumento em volume na casa dos 34,2%, sem contar, porém, com a operação da NOL que caiu 2,2%.

Tais números reflectem também uma melhoria nos custos operacionais que a CMA CGM pretende continuar a conseguir até ao final do ano de forma a cumprir o plano de uma redução de custos total de mil milhões de dólares em 18 meses, para o que conta igualmente com as sinergias conseguidas com a aquisição da NOL.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill