Ambos os países contribuirão com cerca de nove milhões de euros para apoiar 12 projectos de investigação no Árctico.
Venta Maersk

O Natural Environment Research Council (NERC), do Reino Unido, e a Germany’s Federal Ministry of Education and Research (BMBF), da Alemanha, financiam pela primeira vez, com cerca de nove milhões de euros, 12 projectos de investigação no Árctico, uma das regiões onde as alterações climáticas têm um impacto mais expressivo, devido à necessidade do gelo para o ecossistema, refere a Ocean News & Technology.

Os projectos financiados pelo Reino Unido e a Alemanha, que arrancaram este mês, juntar-se-ão ao programa de investigação já existente do NERC, o Changing Arctic Ocean, cujo objectivo é compreender o estado dos ecossistemas e do ambiente marinho do Árctico, para poder prever alterações e consequentes ameaças ao ecossistema.

Um dos projectos, a expedição Mosaic, que será lançado no Outono 2019, consistirá na permanência de um navio de investigação alemão, o Polarstern, no Ártico, por um ano, para se deslocar com o gelo através do Ártico Central. Outro dos projectos (APEAR) será orientado pelo National Oceanographic Centre (NOC), para entender como o declínio do gelo do mar e as estações de Verão mais longas alteram as “rotas de nutrientes” que entram no Oceano Ártico a partir do Atlântico e do Pacífico.

A ministra da Investigação da Alemanha, Anja Karliczek, enfatiza a importância particular da cooperação internacional na pesquisa do Ártico: “o que está a acontecer no Ártico tem um forte impacto no clima global e, portanto, também na Europa. Precisamos de investigação sobre as rápidas mudanças que ocorrem no Árctico porque essas mudanças afetam todos nós”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill