A falta de recursos humanos da Direçcão-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, é visto como a principal causa para o atraso da emissão dos certificados marítimos.

Em Comunicado, a Associação Europeia de Armadores Internacionais de Portugal, EISAP, associação representativa da maioria dos armadores com navios registados no Registo Internacional de Navios da Madeira, o MAR, afirma existirem neste momento mais de 600 pedidos de certificados marítimos pendentes na DGRM, Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.

Uma situação que o Presidente da EISAP,  Robert Lorenz-Meyer, reputa de preocupante e geradora de  desconforto uma vez estar igualmente a criar constrangimentos e mesmo alguns problemas aos respectivos armadores.

Nesse sentido, reconhecendo os atrasos deverem-se principalmente à eventual falta de meios materiais e humanos da DGRM, Robert Lorenz-Meyer adianta no entanto terem sido já propostas algumas possíveis soluções pela EISAP e pela Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, SDM, entidade concessionária do Registo do Mar, às respectivas entidades competentes, esperando assim que o problema possa ser ultrapassado rapidamente.

O que aparentemente não faz sentido, afirma ainda Lorenz-Meyer, é ver o Registo Internacional de Navios da Madeira ser vítima do seu próprio sucesso, acentuando ainda que, pretendendo Portugal, e em particular a Madeira,  transformaro MAR, de facto, no maior Registo da União Europeia, importa encontrar soluções para não travar o seu crescimento, tal como começa a correr-se o risco de suceder.

Como refere ainda Lorenz-Meyer, não faz sentido ser o bom trabalho até agora realizado prejudicado por questões meramente burocráticas, ainda por cima, passíveis de serem facilmente ultrapassáveis, sobretudo num momento como o actual em que, devido ao seu crescimento, o registo do MAR já se encontra nas white lists das classificadoras Paris MoU e Tóquio MoU e quando representando já também cerca de 90% da frota sob bandeira nacional.

Contactada a DGRM, até ao momento não foi possível obter ainda um comentário sobre esta questão.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill