Menos produção pode traduzir-se em menos exportações e importações equivalentes a menos necessidades de transporte
Petróleo

A extensão dos cortes na produção petrolífera até Março de 2018 decidida pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) poderá afectar a procura de navios tanque, refere o World Maritime News com base em informações da prestadora de serviços marítimos Clarksons Research.

De acordo com a empresa, citada pelo jornal, “a dinâmica dos preços do petróleo tem um misto de efeitos negativos e positivos no transporte marítimo, mas permanece certamente crucial, dado o papel central do petróleo, quer para esta indústria, quer para a economia em geral”.

O efeito da decisão da OPEP na procura de navios tanque pode traduzir-se em menos exportações de crude e outros produtos ou por via de menos importação.

Segundo o jornal, as expectativas de uma extensão dos cortes na produção inflaccionaram desde logo os preços, no entanto, até ao momento, esse aumento tem sido moderado. Tais cortes reflectiram-se num ligeiro aumento do optimismo nas empresas petrolíferas, traduzido nos seus investimentos em exploração e produção, o que terá ajudado os mercados de produção e exploração offshore.

Está por saber se o arrastamento dos cortes de produção decididos pela OPEP, que se reflectiu na subida de preços do petróleo em Maio, será compensado pela produção a partir do xisto.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill