A primeira prova do efeito positivo do Parque Marinho Luiz Saldanha

O livro pretende monitorizar o impacto da criação do parque Marinho Luiz Saldanha em termos de abundância, biomassa e composição da comunidade piscícola. O estudo aponta para um impacto positivo da criação do parque Marinho Luiz Saldanha, especialmente nas zonas de protecção total e parcial, que estabelecem a interdição total às actividades humanas e alguma pesca permitida com algumas artes de pesca, respectivamente. A biodiversidade das espécies de peixes aparenta ser superior nas áreas de protecção total e parcial do que de protecção complementar.

Tal como explicado no livro, os dados estatísticos encontrados sugerem que «as áreas de protecção parcial e total são importantes para várias espécies de substratos móveis» e constituem a primeira prova do efeito positivo do Parque Marinho, especialmente nas espécies que vivem associadas ao fundo.

«Recursos Vivos da Costa da Arrábida – Estudo do Efeito Reserva nas Comunidades Marinhas de Substratos Móveis no Parque Marinho Professor Luiz Saldanha» da autoria de Inês Sousa é um livro editado pela Câmara Municipal de Sesimbra consequente da atribuição do Prémio Científico Sesimbra de 2012.

O livro resulta de um trabalho de três anos, de 107 lances de pesca e 43 saídas de mar. Todas as espécies capturadas foram identificados ao nível da espécie, medidos e libertados se vivos. O trabalho inventariou as espécies de peixes capturadas, os seus tamanhos, e comprovou a sua relevância estatística.

O Parque Marinho Luiz Saldanha foi criado em 1998 mas apenas em 2005 criaram-se medidas de gestão através da implementação de três estatutos de protecção: total, parcial e complementar.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill