A previsão era de um milhão de turistas, mas surgiram 1,2 milhões, um máximo histórico. E para este ano são esperados mais de 1,3 milhões
Mystic Invest

A Via Navegável do Douro, que vai de Barca de Alva até ao Porto, registou “um máximo histórico no transporte de passageiros em 2017, ano em que passaram 1,2 milhões de turistas nas embarcações” que cruzam o rio, segundo informa a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

O número de turistas que cruzou esta via aumentou assim 35% face ao ano anterior e superou as expectativas, que eram de “fechar o ano com 1 milhão de passageiros”, segundo a APDL, que sublinha que para 2019, são esperados mais de 1,3 milhões de passageiros. Recorda ainda que desde 2015, ano a partir do qual passou a gerir esta via, “o transporte de passageiros neste canal conheceu um incremento de 78%, ou seja, mais 560 999 turistas”.

Em 2017, “percorreram a Via Navegável do Douro 149 embarcações, de 61 operadores, com turistas provenientes, maioritariamente, do Reino Unido, Alemanha e França”, que preferem pequenas embarcações, cruzeiros de um dia ou barcos-hotéis e programas que vão desde uma hora até uma semana, lembra a APDL.

Os trajectos mais procurados são entre as pontes e, a nível local, na Ribeira, no Porto, e em Vila Nova de Gaia. O movimento de embarcações e passageiros na área do Pinhão também tem aumentado e representa já 8% da movimentação total, reflectindo “o esforço e a aposta constante da APDL na interligação territorial e na afirmação do Douro enquanto canal para o território”.

Em 2017, o transporte de carga nesta via também aumentou face ao ano anterior, na ordem dos 66%, atingindo as 52 mil toneladas, sendo que a mercadoria mais movimentada foi o granito, “proveniente dos portos Comerciais da Várzea e Sardoura, para exportação com destino, maioritariamente, aos Países Baixos, Alemanha e Suécia”, refere a APDL.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill