Embora seja o segundo maior número de sempre de navios de cruzeiro entregues num ano (16), as camas correspondentes (mais de 34 mil) vão superar o anterior recorde (cerca de 28 mil) de 2010
Cruzeiros

Este será o ano com mais entregas de navios de cruzeiro ao mercado desde 2001, quando foram disponibilizadas 17 embarcações e 25.052 novas camas, refere o Relatório Anual 2018-2019 do Cruise Industry News. Em 2018, serão entregues 16 navios, o segundo maior número de sempre, e disponibilizadas 34.352 camas, que constitui um novo recorde, superando o anterior (28.676), de 2010.

O primeiro da lista deverá ser o MV Carnival Horizon, da Carnival, em Março, seguido do MV Symphony of the Seas (o mais caro de todos – investimento de 1.061 milhões de euros, e com maior capacidade – 5.400 passageiros), da Royal Caribbean, em Abril. Em Maio serão entregues mais quatro navios, seguidos de um em Junho, outro em Julho, três em Agosto, um no terceiro trimestre, três em Novembro e um em Dezembro (o MV AIDAnova, da Aida Cruises, que será o único a gás natural liquefeito). E no total, cinco serão navios expedicionários. A lista pode ser consultada aqui.

De acordo com o mesmo relatório, em 2019 serão entregues 23 novos navios, equivalentes a investimentos que totalizam aproximadamente 7.500 milhões de euros, contra cera de 7.104 milhões de euros relativos aos navios entregues este ano. Ainda relativamente a este ano, os estaleiros mais representados nos 16 navios a entregar são os da Fincatieri (5 navios), seguidos pelos da STX France, Meyer e VARD (dois cada um).



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill