Até ao momento, em pouco mais de um mês, foram descobertas reservas de petróleo e gás no mar equivalentes a 25% de todas as descobertas em 2018
Plataforma Continental Norueguesa

Nas primeiras semanas deste ano foram feitas quatro grandes descobertas de petróleo e gás, todas em offshore, equivalentes a 25% de todas as grandes descobertas equivalentes em todo o ano passado, referiu a consultora em questões energéticas Westwood Global Energy Group. Em 2018, terão sido descobertos 5.3 biliões de BOE (barrel of oil equivalent, a unidade que mede a energia libertada pela queima de um barril de petróleo) e este ano já terão disso descobertos 1.3 biliões de BOE, refere a Westwood.

Uma destas descobertas, no poço de Glengorm, no Mar do Norte britânico, explorado pela empresa chinesa CNOOC, em parceria com a Total, equivalente a 250 milhões de BOE, foi considerada a maior da última década naquele local. Outra foi no poço de Brulpadda, explorado pela Total na Bacia de Outeniqua, a 175 quilómetros da costa da África do Sul, equivalente a 1 bilião de BOE. As outras duas foram no âmbito da licença para operação no Bloco Stabroek concedida pelo Governo da Guiana à ExxonMobil, nos poços de Tilapia 1 e Tilapia 2.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill