Governo da Noruega investe quase um milhão de euros num projecto internacional para apoiar a missão da IMO de reduzir as emissões de GEE do sector do transporte marítimo.
Platicemar

Foi lançado um projecto internacional para apoiar a IMO (Organização Marítima Internacional) na sua missão de induzir o sector do transporte marítimo a reduzir as emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE), segundo o Maritime Executive.

Denominado GreenVoyage-2050, este projecto, que é uma parceria entre a IMO e o Governo da Noruega (que investiu quase um milhão de euros), estará activo durante um período experimental de dois anos, demonstrando e testando soluções técnicas para reduzir as emissões de GEE.

Espera-se que o projecto, que se pretende desenvolver inclusivamente nos países em desenvolvimento, chegue a, pelo menos, 50 países de todo o mundo. Tanto para o sector público como para o sector privado, esperam-se inicialmente oito países, de cinco regiões de alta prioridade: Ásia, África, Caraíbas, América Latina e Pacífico. O projecto procurará parcerias como o Green Shipping Program, da Noruega, com o intuito de aproveitar os resultados para encorajar a introdução progressiva de soluções.

O Secretário-geral da IMO, Kitack Lim, referindo-se ao projecto como uma resposta ao apelo da IMO e às necessidades do mundo, comentou: “Outro dos objectivos mais importantes deste projeto é estimular esforços globais para melhorar a gestão do conhecimento global e a partilha de informações para a acção climática e oceanos sustentáveis. Neste momento de maior conectividade e avanços tecnológicos mais rápidos do que nunca, não posso enfatizar o suficiente como o lançamento deste projecto é oportuno”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill