A Qatargas, a Maersk Group e a Shell assinaram um Memorandum de Entendimento tendo em vista a exploração do desenvolvimento do Gás Natural Liquefeito como combustível marinho no Médio Oriente.
GNL

Com a assinatura do Memorandum de Entendimento, a Qatargas, a Maersk e a Shell, têm em vista o desenvolvimento de novas oportunidades e novos mercados para o GNL no domínio naval e, muito em particular, em relação às frotas comerciais das marinhas mercantes, tendo em especial atenção as questões ambientais e as alterações climáticas, sabendo-se como, até agora, as respectivas frotas utilizam predominantemente em combustíveis fósseis pesados, com todas as consequências em termos de emissões nocivas para o ambiente e a vida humana que possuem.

Nesse enquadramento, decorrente também do documento, Visão 2030, do próprio Estado do Qatar, o plano é essencialmente criar um novo mercado para o gás do Qatar, transformando-o em combustível naval mais limpo, reduzindo emissões de enxofre e CO2, desenvolvido e fornecido em conjunto por uma nova empresa, a Qatargas 4, resultado da parceria estratégica entre a Qatargas e a Shell, e a ser usada pela frota da Maersk, igualmente parte da parceria estratégica.

Os resultados plenos da presente parceria são esperados até ao final da corrente década.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill