Localizado a 40 Km a Sul de Doha, o novo porto do Qatar constitui-se como o maior porto do Médio Oriente, permitindo a atracação de todo o tipo de navios, incluindo os maiores porta-contentores da actualidade.
Qatar
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Representando um investimento na ordem dos 7,4 mil milhões de dólares, o novo porto dispõe de uma capacidade de operação de 7,5 milhões de TEU anuais, constituindo-se assim também como um elemento importante para ultrapassar alguns dos constrangimentos decorrentes das sanções impostas pelos Emiratos Árabes Unidos, entre outras nações Árabes em relação ao Qatar, uma vez permitir a importação directa de múltiplos bens provenientes, essencialmente, da China e de Oman, sem necessidade de transbordo dos mesmos via Dubai, como destacou o Ministro dos Transportes do Qatar, Jassim bin Saif al-Sulaiti, na cerimónia de inauguração.

De destacar também que, prevista inicialmente a inauguração do novo porto para 2020, não só se conseguiu, entretanto, uma significativa antecipação do prazo para o seu término como os custos da respectiva construção acabaram por ficar também aquém do orçamento inicialmente previsto.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximos eventos

  1. Greenfest

    Setembro 28 - Outubro 1
  2. Logística e Cadeias de Abastecimento

    Outubro 11 @ 9:30 - 18:00
  3. 1ª Feira e Congresso Trabalhar num Navio

    Outubro 19 @ 11:00 - 19:30
  4. MOST Iberia 2017

    Outubro 21 - Outubro 24
«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill