Beryxs

No passado dia 15 de Maio, foi publicada em Diário da República a portaria 161/2017, que estabelece “a chave de repartição da quota de imperadores (Beryx spp.) atribuída pela regulamentação europeia a Portugal nas águas da União e águas internacionais das subzonas III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XII e XIV, do Conselho Internacional para a Exploração do Mar (CIEM) pela frota registada no Continente e pela frota registada na Região Autónoma dos Açores”.

A frota registada nos Açores passa a ter 85% da quota nacional dos Beryxs (imperador e alfonsim), que estão abrangidos pelo regime jurídico comunitário que define os totais admissíveis de captura para as espécies de profundidade.

A medida mereceu o reconhecimento do secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores, Gui Menezes, que se congratulou com portaria, esclarecendo que a mesma permite que a “quota atribuída à Região para esta espécie seja gerida de forma mais eficiente” e acrescentando que se segue a “elaboração de uma proposta de gestão da quota a nível regional e a discussão com o sector”, de modo a que seja possível retirar “o máximo rendimento deste recurso”.

Esta proposta tinha sido apresentada em Janeiro à ministra do Mar. Por prevenção, as quotas dos Beryxs têm vindo a ser reduzidas e sujeitas a medidas de gestão pelas autoridades açorianas.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill