Depois das recomendações da DGRM, vem agora a Portaria reguladora da captura e descarga do biqueirão, que confirma os dados já antecipados
Greater Sunrise

Já foi publicada a Portaria 16/2018, que regula desde ontem a captura e descarga do biqueirão na subzona 9 do Conselho Internacional de Exploração do Mar, na sequência do acordo para a redução da captura desta espécie em 20% obtido em Dezembro no Conselho Europeu de Pescas.

As regras já tinham sido antecipadas pela Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), numa recomendação aos produtores, da qual demos conta neste jornal.

Em todo o caso, o modelo definido é flexível, admitindo a possibilidade de ajustar os “limites diários em função da evolução das descargas, a concretizar por despacho do Director-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, ouvidas as Organizações de Produtores representativas”, refere a Portaria.

Por despacho, o Director-geral pode determinar o “encerramento, em tempo real, da pesca em determinadas áreas e períodos”, em função “da evolução da utilização da quantidade disponível e da informação científica sobre a abundância e tamanhos” de biqueirão em determinados pesqueiros.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill