Se voltarem a ser Governo, PSD e CDS-PP querem reforçar posição estratégica de Portugal no mundo

Se regressarem ao Governo na próxima legislatura, PSD e CDS-PP pretendem promover um investimento produtivo de mil milhões de euros até 2020 nas pescas, transformação de pescado e aquicultura, suportado pelo MAR2020, conforme consta do seu programa eleitoral.

No quadro das suas propostas para desenvolver a economia azul, a coligação também pretende aumentar a cobertura dos produtos de pesca para 75 por cento em 2020 e desenvolver um programa de financiamento de empreendedorismo no quadro do MAR2020, entre outras medidas.

Ainda no domínio da política marítima, a coligação PSD/CDS-PP propõe afirmar Portugal como “logistic hub”, abrir a pilotagem portuária à iniciativa privada e subsidiar as deslocações por via marítima de residentes e estudantes das Regiões Autónomas ao Continente e entre as próprias regiões, alem de outras propostas.

A coligação pretende ainda sugerir a criação de uma plataforma portuária da CPLP composta por um terminal ou uma Administração Portuária de cada Estado membro. O objectivo seria triplo: aumentar o comércio, criar novas rotas comerciais e reforçar a posição geo-estratégica de Portugal.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill