A PSA lançou uma nova empresa de capital de risco, a unboXed, para investimento em novos projectos tecnológicos ligados à logística.

Dotada com um capital inicial de cerca de 13 milhões de euros, 20 milhões de dólares singapurenses, a unboXed, a nova empresa de capital de risco lançada agora pela PSA, Autoridade Portuária de Singapura, tem como primordial missão apoiar e servir de incubadora a novos projectos de negócio tecnológicos centrados no desenvolvimento da logística, na automação de equipamentos portuários e gestão dos respectivos terminais, entre outros apectos.

Ou seja, como especificado no Comunicado publicado pela própria PSA, entre os projectos que a nova incubadora tende a privilegiar, encontra-se o desenvolvimento de inovadoras soluções logísticas que, integrando as tecnologias de informação e comunicações, permitam avançar em âmbitos como o relativo à designada Internet das Coisas, Análise de Dados, Inteligência Artificial, Optimização e Engenharia Robótica para automação de equipamentos, movimento de contentores e gestão de terminais portuários, bem como soluções transacionais para optimização dos processos de negociação e comércio marítimo, sem esquecer, naturalmente o respectivo lado financeiro de tudo isso.

Os projectos escolhidos serão automaticamente financiados em cerca de 32 500 euros (50 000 dólares singapurenses), com instalações oferecidas no Edifício 3 do Terminal Pasir Panjang de Singapura, com os respectivos directores e todos os restantes técnicos a servirem como mentores a apoiantes do projecto.

Como refrido pelo próprio Director Executivo da PSA internacional, o que se pretende realmente é a promoção e o apoio ao desenvolvimento de novas ideias e novos projectos que conduzam, de facto, a um aumento da produtividade, a integração, segurança e o desempenho em todos os aspectos da cadeia logística global.

Para os interessados, as candidaturas estarão abertas a partir de 9 de Maio e toda a informação necessária poderá ser obtida no portal unboxed.globalpsa.com.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill