Uma vez apreciado por vários especialistas nas Filipinas, Jonathan Salvador, criador do trimarã, procedeu recentemente ao lançamento do projecto oficial.
Expedição Five Deeps

Arquitectos navais das Filipinas aprovam a construção, que está já em andamento, do projecto de um trimarã híbrido – um veículo que se deslocará com uma mistura de gás e energia de ondas oceânicas. Este é um conceito de Jonathan Salvador, proprietário de um estaleiro em Aklanon, nas Filipinas, segundo o Business Mirror, meio de comunicação das Filipinas.

Depois de ter passado por várias críticas e avaliações de especialistas no país, Jonathan Salvador procedeu recentemente à cerimónia de lançamento do projecto oficial, no estaleiro Metallica, com a presença de Nonilo A. Peña, do Conselho Filipino para Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia, Energia e Emergentes (Pcieerd).

O projecto, cujo orçamento é de cerca de um milhão e meio de euros, através de uma parceria com a Aklan State University (ASU) e com o Department of Science and Technology (DOST) verá o seu orçamento repartido: pouco mais de um milhão de euros atribuído pela DOST, e o restante virá da ASU.

O trimarã mover-se-á através da energia das ondas oceânicas que é capturada directamente de ondas superficiais ou da flutuação da pressão abaixo da superfície. Pelo que, segundo Romeo L. Amuan, da Autoridade da Indústria Marítima, o projecto, que é pioneiro, “quando materializado, será um grande avanço na indústria de navegação do país”.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill