Gadani

A decisão de proibir o desmantelamento de navios nos estaleiros de Gadani pelo chefe do Governo da província do Baluchistão, no Paquistão, está a gerar receios sobre o futuro da actividade naquele local, refere o World Maritime News, citando um dos compradores de navios destinados a reciclagem.

Em causa estão autorizações para acordos de desmantelamento já existentes e o destino de navios já aguardados para os estaleiros. Até porque o Governo do Baluchistão decidiu que a proibição, estabelecida na sequência de um grave acidente ocorrido em Gadani em Novembro, é para manter até que existam condições adequadas para o desmantelamento de navios, designadamente, no plano da segurança.

No entanto, depois de levantada a proibição, só serão autorizados desmantelamentos em navios tanque desde que livres de gases, de qualquer carga e de resíduos, reflectindo regras que estão a ser implementadas em estaleiros do mesmo mercado, como os da Índia e do Bangladesh, igualmente com tradição de más práticas nesta actividade.

Até que ocorra o levantamento da proibição, porém, persistirá a incerteza quanto ao futuro deste negócio na região e o risco de a reciclagem local desaparecer será real, sobretudo se as autoridades mantiverem o impedimento por muito tempo.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill