Desde o último fim-de-semana que está disponível um site com dados sobre este programa. Em poucos dias recolheu 60 registos de utilizadores e 500 downloads
Programa de Monitorização da Faixa Costeira de Portugal Continental «COSMO»

No último fim-de-semana foi lançado o site cosmo.apambiente.pt, no qual estão disponíveis os dados do Programa de Monitorização da Faixa Costeira de Portugal Continental «COSMO», que até ao final de Segunda-feira já tinha “cerca de 500 downloads e 60 registos de utilizadores”, de acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Segundo a APA, “os dados disponíveis até ao momento abrangem o 2º semestre de 2018, estando previstos carregamentos periódicos trimestrais com novos levantamentos até ao 1º semestre de 2021”. Tais dados consistem “em ortofotomapas e modelos digitais de elevação (MDE) da margem terrestre, levantamentos hidrográficos e perfis de praia (imersos e emersos) de segmentos seleccionados na faixa costeira de Portugal Continental, estando agrupados em 5 tipologias de levantamentos”, explicou a APA.

Recorde-se que o COSMO, concebido e desenvolvido pela APA e co-financiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), consiste numa “recolha, processamento e análise de informação sobre a evolução das praias, dunas, fundos submarinos próximos e arribas ao longo da faixa costeira de Portugal Continental” e destina-se a responder “à necessidade de dados sistemáticos e de qualidade para suporte à actividade técnica e científica que incide sobre a faixa costeira”, refere a agência.

Para ter acesso aos dados, o utilizador deve criar uma conta para o efeito (separador REGISTAR), após o que deve aceder ao separador DADOS DE MONITORIZAÇÃO – Download e proceder à pesquisa por um dos seguintes meios: local, data, tipo de levantamento ou área geográfica, explicou a APA.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill