Os primeiros testes do navio anti-submarino autónomo Sea Hunter têm vindo a ser realizados com pleno êxito ao largo de San Diego, na Califórnia.

Como agora anunciado pela Leidos, a empresa que está a desenvolver o navio anti-submarino autónomo Sea Hunter para a DARPA, os primeiros testes de desempenho realizados ao largo da San Diego, na Califórnia, têm decorrido com pleno sucesso, tanto no que respeita aos sistemas de comando como relativamente ao desempenho dos respectivos sensores.

O Sea Hunter, um trimarã de cerca de 40 metros com capacidade de localizar e seguir autonomamente, durante meses e sem qualquer contacto humano, os relativamente baratos submarinos diesel-eléctricos de difícil detecção e que representam uma crescente ameaça a todas as nações.

Como se sabe, com um custo estimado entre os 300 e 400 milhões de euros, os submarinos diesel-eléctricos estão cada vez mais disponíveis, não deixando a Leidos, por exemplo, de salientar estar a Rússia a construir vários desses modelos como forma de manter à tona a sua indústria naval, vendo-os posteriormente a nações como a Argélia, que terá encomendado já dois, a Venezuela, cinco, e a Indonésia, seis.

Também por isso o Sea Hunter é considerado uma arma estratégica de crescente importância dadas as suas possibilidades de execução de vigilância, detecção, seguimento e ataque, difíceis ou mesmo impossíveis de realizar por meios tradicionais.

 

 



Um comentário em “Primeiros testes operacionais do Sea Hunter positivos”

  1. José Luis Gonçalves Cardoso diz:

    Uma Marinha com terrinheiros , droneiros e pessoal nos estaleiros.
    Fantástico!
    Espero que tenham autodestruidor para se afundar quando avariado!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill