Os portos de Gdańsk e Gdynia foram os primeiros da Polónia a acolherem operações de bunkering de GNL, entre 13 e 18 de Março deste ano
GNL

Entre 13 e 18 de Março, as petrolíferas polacas Grupa LOTOS e Polskie Górnictwo Naftowe i Gazownictwo (PGNiG) levaram a cabo os dois primeiros abastecimentos de gás natural liquefeito (GNL) alguma vez feitos em portos polacos, neste caso, nos portos de Gdańsk e Gdynia, refere o Safety4Sea.

No dia 13 de Março, 14 toneladas de GNL foram injectadas nos tanques do Fure Valo, detido pela Gothia Tankers, que ambiciona criar uma frota de navios alimentados a GNL e quer ter seis unidades destas até ao final deste ano. A segunda operação ocorreu em 18 de Março e envolveu o transporte de 18 toneladas de GNL de um tanqueiro para os tanques do Ireland.

De acordo com uma directiva europeia sobre infra-estruturas para combustíveis alternativos, no final de 2025 já deverão estar construídos pontos de abastecimento de GNL suficientes em portos marítimos para responder às necessidades do mercado. No caso polaco, esses portos são os de Gdańsk, Gdynia, Szczecin e Świnoujście, refere a publicação.

Diz ainda a publicação que o interesse no GNL em portos polacos está a aumentar entre os armadores. Estas operações constituem um marco importante para a indústria polaca e contribuirão para aumentar a competitividade do mercado.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill