O USS Harry Truman é o primeiro porta-aviões dos Estados Unidos a rumar tão a Norte desde há quase três décadas, no que parece ser uma demonstração de força face à cada vez maior actividade militar naval da Rússia na Bacia do Atlântico
DNV GL

O porta-aviões USS Harry Truman e a sua escolta, da Marinha dos Estados Unidos, estão em operações no Mar da Noruega (entre o Mar do Norte e a Gronelândia), no Círculo Polar Árctico, noticiou o Maritime Executive, acrescentando que é a primeira vez, desde 1991, que um porta-aviões norte-americano se desloca até tão a Norte.

Depois de alguns testes na zona, o navio irá juntar-se a 30 aliados da NATO no exercício Trident Juncture 2018, que decorrerá na Noruega, Atlântico Norte e Mar Báltico, de 25 de Outubro a 23 de Novembro, com o envolvimento de 14 mil norte-americanos, 36 mil elementos de países parceiros, 150 aviões, 65 navios e 10 mil veículos.

Segundo a publicação, a operação parece ser uma reacção ao desenvolvimento da actividade militar naval russa no Mar do Norte e no Atlântico Norte nos últimos anos e que fez da Rússia o único rival dos Estados Unidos na Bacia do Atlântico. Uma rivalidade que levou Washington a reactivar o comando regional da 2ªFrota, em Julho último, por razões de segurança., segundo referem alguma imprensa internacional.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill