Ferry Abel Matutes, da Baleària, foi abastecido com GNL em Valência
Shanghai International Port Group

No passado dia 9 de Junho, o ferry Abel Matutes, da Baleària, foi abastecido com gás natural liquefeito (GNL) no cais Turia do porto de Valência, naquela que foi a primeira operação de abastecimento com GNL realizada neste porto espanhol, refere o World Maritime News.

A operação decorre de um projecto que envolve a cooperação da Baleària e a Gas Natural Fenosa na instalação de um gerador de gás natural e de um tanque de GNL no Abel Matutes, com o propósito de reduzir as emissões e melhorar a qualidade do ar, nota o jornal.

O navio tem 190 metros de comprimento e opera com um motor auxiliar de gás natural, permitindo-lhe reduzir as emissões nos portos de Valência e Maiorca. Segundo o jornal, a instalação desta tecnologia a bordo, representa uma poupança anual de 4 mil toneladas de CO2, mais de 60 toneladas de óxido de azoto e 6 toneladas de óxido de enxofre.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill