Lançado esta semana o Fórum Norueguês para os Navios Autónomos
Autoridade Marítima Norueguesa

A Autoridade Marítima Norueguesa e a Autoridade Costeira Norueguesa assinaram um acordo para a criação de uma zona de testes destinada à utilização dos primeiros navios não tripulados em todo o mundo, refere o World Maritime News. Recorde-se que até hoje, apenas existiam zonas de testes para veículos automóveis autónomos.

A iniciativa para a criação desta zona, no fiorde de Trondheim, partiu da NTNU, da Kongsberg Seatex, da Kongsberg Maritime, da MARINTEK e da Maritime Robotics, em cooperação com o porto de Trondheim e a Autoridade Marítima Norueguesa.

“Ainda não sabemos qual a amplitude da autonomia o futuro, mas para a Autoridade Maritima Norueguesa é imperativo ser um participante central neste desenvolvimento”, referiu Olav Akselsen, Director Geral de Shipping e Navegação, citado pelo jornal.

Na sequência deste processo, esta semana, será criado o Fórum Norueguês para os Navios Autónomos (em inglês, Norwegian Forum for Autonomous Ships, ou NFAS), criado pela Autoridade Marítima Norueguesa, Administração Costeira Norueguesa, Indústria Norueguesa e a MARINTEK.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill