A primeira unidade flutuante de regaseificação e armazenamento de gás ficará no único porto de águas profundas da Alemanha e resulta de um acordo entre a MOL e a Uniper
Wilhelmshaven

A empresa alemã Uniper e a japonesa Mitsui O.S.K. Lines (MOL) chegaram a acordo para instalar uma Unidade Flutuante para Armazenamento e Regaseificação (Floating Storage and Regasification Unit, ou FSRU) em Wilhelmshaven, na Alemanha, e que será a primeira do género no país.

Esta FSRU terá uma capacidade de escoamento de 10 biliões de metros cúbicos/ano e uma capacidade de armazenamento de 263 mil metros cúbicos, podendo estar operacional no início do segundo semestre de 2022. De acordo com o Maritime Executive, será essencialmente destinada ao abastecimento de pequenas barcaças com gás natural liquefeito (GNL), mas também pode servir para transporte do produto em camiões.

A sua instalação em Wilhelmshaven relaciona-se com a existência de infra-estruturas que facilitam o projecto e com o facto de ser o único porto de águas profundas da Alemanha, ao qual se pode aceder sem constrangimentos de marés. Paralelamente, Wilhelmshaven fica próximo de um oleoduto e de instalações de armazenamento de gás, além de ser servido por boas redes viárias.

Recorde-se que a FSRU é uma unidade flutuante na qual o GNL é convertido em gás, que é posteriormente enviado para rede e daí distribuído pelos consumidores. Segundo a Uniper, a regaseificação do GNL é mais económica numa unidade deste tipo do que se for feita em unidades em terra. A relação custo/benefício é boa e podem ser construídas rapidamente.

De acordo com o Maritime Executive, complementarmente a este acordo, a Uniper e a MOL chegaram a um acordo de transporte de GNL que arrancará em Dezembro de 2020. A MOL fornecerá transporte equivalente a um navio com capacidade para 180 mil metros cúbicos de GNL. A Uniper usará essa capacidade de transporte marítimo para optimizar carregamentos de GNL provenientes de Freeport, nos Estados Unidos e expandir as suas actividades relacionadas com este produto.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill