Pela primeira vez mais de 350 praias portuguesas receberam Bandeira Azul, a maioria no Algarve (88), a que se segue a zona Norte (75)
Bandeira Azul

A dois dias da primeira cerimónia de hastear das Bandeiras Azuis de 2019, no dia 1 de Junho, na Praia Grande (Ilha Terceira, nos Açores), que será a primeira praia costeira a assinalar a ocasião, o nosso jornal deixa aqui a síntese das praias, marinas e embarcações contempladas este ano.

De acordo com a Associação Bandeira Azul da Europa, em 2019, pela primeira vez, o número de praias nomeadas ultrapassou as três centenas e meia (352, no total), a que se juntam 17 portos de recreio e marinas (um na zona Norte, dois no Tejo, três no Alentejo, quatro no Algarve, dois na Madeira e cinco nos Açores) e nove embarcações (três no Tejo, uma no Alentejo, quatro na Madeira e uma nos Açores). Um porto/marina perdeu a Bandeira Azul, bem como uma embarcação, face a 2018, e duas embarcações conquistaram o galardão.

Relativamente às praias, a zona Norte foi contemplada com Bandeira Azul em 75 praias, das quais 69 costeiras e 6 fluviais, em seis concelhos. Uma praia perdeu o galardão e duas conquistaram-no. Na zona Centro, registam-se 44 praias contempladas, das quais 28 costeiras e 16 interiores, em 19 concelhos. Seis praias entraram de novo para o grupo e uma saiu. Na zona Tejo foram admitidas 54 praias, das quais 45 costeiras e 9 fluviais, em 16 concelhos (um dos quais pela primeira vez). Quatro praias obtiveram a bandeira pela primeira vez e duas reentraram na lista das contempladas. Na zona do Alentejo, com 35 praias, 31 são costeiras e 4 fluviais, em 9 concelhos. Três são novas na lista. No Algarve, com 88 praias contempladas, todas costeiras e em 13 concelhos, apenas uma deixou de pertencer à lista.

Nas Regiões Autónomas, os Açores foram contemplados com Bandeiras Azuis em 39 praias, todas costeiras, em 10 concelhos. Uma praia é nova na lista, duas saíram e três recuperaram o galardão. Na Madeira, 17 praias receberam Bandeira Azul, todas costeiras, em 8 concelhos. Uma é nova e duas reentraram na lista. Segundo a associação, foram previstas e aprovadas 898 actividades de Educação Ambiental para este ano, das quais 832 em praias, 57 em marinas e sete em embarcações. Em 2019, a associação considera que “o desafio do Programa Bandeira Azul é continuar a sensibilizar para o facto do lixo marinho ter origem em actividades terrestres, para as consequências dos comportamentos humanos e para o papel dos rios enquanto ponte de ligação entre terra e mar”.

Ler aqui o comunicado de imprensa da associação com lista das praias contempladas



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill