Marcelo Rebelo de Sousa manifesta empenho de Portugal na defesa da conservação e exploração dos mares
Presidente da República

Durante o seu discurso na 71ª Assembleia Geral das Nações Unidas, o Presidente da República anunciou a participação de Portugal na 1ª Conferência das Nações Unidas sobre a implementação do objectivo de desenvolvimento sustentável sobre oceanos e mares, que se realizará em Nova Iorque no próximo ano.

Na ocasião, Marcelo Rebelo de Sousa recordou o Encontro dos Oceanos realizado este ano em Lisboa e o empenho de Portugal na continuidade de esforços “de mobilização global para a conservação e exploração dos oceanos”. Para o nosso país, “a questão dos oceanos e dos mares é prioritária”, considerou.

Reiterou igualmente “o empenho de Portugal” nos esforços necessários para ajudar os “pequenos Estados ilha em desenvolvimento” a ultrapassarem os desafios que enfrentam, “que são desafios da comunidade internacional como um todo”, no contexto da questão das alterações climáticas.

Ainda no plano das questões marítimas, o Presidente da República manifestou o empenho português no “reforço da segurança marítima no Golfo da Guiné, traduzido na actual presidência do G7 – Grupo de Amigos do Golfo da Guiné”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill