A solução proposta neste estudo pode ultrapassar problemas de oscilações do binário em geradores eólicos onshore e offshore
Prémio ABB

Um estudo sobre uma “nova estratégia de controlo para geradores eólicos” da autoria de Tiago Caetano Madeira, estudante do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), “foi distinguido com o prémio ABB”, atribuído pela empresa ABB (Asea Brown Boveri), no valor de mil euros, referiu a FCTUC.

De acordo com a FCTUC, este trabalho integra-se “na temática mais vasta que tem vindo a ser investigada no Laboratório de Sistemas Eletromecânicos do DEEC” e “visa melhorar o desempenho, robustez, fiabilidade e tolerância a falhas de geradores eólicos instalados em terra (onshore) e no mar (offshore), abrangendo desde os geradores usados na microgeração até aos geradores offshore com vários megawatts de potência nominal”, esclarece Sérgio Cruz, orientador do estudo.

De acordo com Sérgio Cruz, citado pela FCTUC, nestes sistemas, “um dos problemas existentes com as soluções de controlo clássicas são as oscilações do binário a que o gerador fica sujeito, fruto da existência de uma ponte rectificadora a díodos na interligação do gerador à rede dc, conduzindo a uma fadiga mecânica acelerada do gerador e ainda a oscilações permanentes na potência injetada na rede eléctrica”.

Segundo a FCTUC, a estratégia agora analisada e baseada em controlo preditivo, antecipa que a sua adopção “pelos principais fabricantes de accionamentos eléctricos num futuro próximo” possa eliminar “na totalidade este problema, garantindo ainda uma melhor resposta dinâmica do gerador e aumentando a sua fiabilidade”, refere Sérgio Cruz.

O estudo premiado foi feito no âmbito da tese de mestrado de Tiago Caetano Pereira intitulada «Model Predictive Control of a Doubly-Fed Induction Generator Connected to a dc-grid, for Distributed Generation» e obteve a classificação final de 19 valores. O prémio ABB é uma distinção anual ao diplomado do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FCTUC com melhor classificação na sua dissertação nas áreas accionamentos / variação de velocidade ou transformadores de potência.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill