Equipamento representou 5 mil euros de investimento, tem um custo de 20 euros por utilização e poderá ser usado em benefício do município depois da época balnear
IMO

Desde ontem que a praia de Santo Amaro de Oeiras é a primeira do país a dispor de um veículo aéreo não tripulado, vulgo drone, para operações de salvamento. De acordo com o Diário de Notícias, o equipamento dispõe de uma bóia insuflável capaz de socorrer até quatro pessoas em simultâneo.

Segundo o jornal, na sequência de uma iniciativa dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos, apoiada pela Câmara Municipal de Oeiras, o drone estará em permanência naquela praia e representou um investimento de cinco mil euros para o município. Diz ainda o jornal que em fase posterior, o município conta utilizá-lo fora da época balnear.

Durante a época balnear, porém, o drone na praia integra-se no projecto «Praias – Vigilância e Socorro» e cada utilização tem um custo de 20 euros. Pode atingir velocidades de 55 Km/H, suportar ventos de 30 Km/H e transportar objectos até 7 Kg. A sua utilização deve ser simultânea à acção do nadador-salvador e de embarcações de socorro envolvidas numa operação de salvamento e a bóia insulável enche-se ao tocar na água.



2 comentários em “Praia de Santo Amaro de Oeiras com drone para salvamento”

  1. J. Cunha diz:

    Talvez fosse mais útil um drone aquático… que traga o náufrago de volta…!!

    Para quem não conhece, por favor consulte esta invenção com inúmeras patentes aprovadas pelo mundo inteiro, e bem portuguesa!!

    Trata-se da bóia “U-SAFE”, inventada e desenvolvida tecnicamente pelo industrial Jorge Noras, e comercializada pela NORAS PERFORMANCE, com sede em Torres Vedras.

    Fica o link para mais informação.

    https://www.norasperformance.com/pt/u-safe/

    1. Sim, uma excelente invenção que o Jornal da Economia do Mar já deu o devido destaque mas, por certo, nunca será demais relembrar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill