Começando a assistir-se a um e rápido alastramento de profunda instabilidade em África que não deixa de se reflectir igualmente em termos marítimos, e percebendo-se a falta de meios e capacidades tanto dos correspondentes Estados quanto das respectivas Organizações Regionais para fazerem face a tal situação, sendo assim igualmente evidente a imperiosa necessidade de um alargamento das parcerias internacionais, a interrogação a formular é também a de saber qual o papel que Portugal e uma organização como a CPLP podem exercer em tal circunstância…


2 comentários em “Possíveis Parcerias Estratégicas de Segurança para África”

  1. Caros Senhores., para responder às questões que os senhores colocam e para coordenar os esforços combinados dos países do Golfo da Guiné (GoG) e as Marinhas dos países que patrulham a região (nomeadamente a francesa), a União Europeia conjuntamente com a Dinamarca desenvolveram o sistema YARIS, actualmente em exploração.
    Esse sistema foi concebido e desenvolvido em Portugal por empresas portuguesas, nomeadamente por um consórcio liderado pela portuguesa Zertive SA.que foi contratada pela organização francesa Expertise France.(https://www.expertisefrance.fr/)
    Para mais informação, se for de interesse, podem contactar por email em primeira aproximação.
    Entretanto, deixo aqui um paper emitido pela empresa que forneceu o sistema aos países da Arquitetura de Yaoundé, Expertise France .
    https://www.gogin.eu/wp-content/uploads/2021/04/210428-YARIS-fiche-version-finale-PORT.pdf

  2. Luís Bernardino diz:

    Obrigado pelo seu comentário…muito oportuno. E obviamente concordo.

    Cumprimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximos eventos

De momento não existem próximos eventos.

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill