Ria de Aveiro

No segundo trimestre de 2017, a Polis Litoral vai promover um concurso para o desassoreamento da Ria de Aveiro, no valor de 25 milhões de euros. De acordo com o Ministério do Ambiente, a intervenção inclui “o desassoreamento propriamente dito, a transposição de sedimentos para optimização do equilíbrio hidrodinâmico e o balizamento dos canais de intervenção”.

“A intervenção será objecto de uma candidatura ao POSEUR” (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), que co-financiará “as componentes elegíveis em 85%”, refere o Ministério do Ambiente. “A contrapartida nacional será assegurada pelo capital social da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa”, refere o Governo.

A intervenção tem a duração prevista de 18 meses e vai beneficiar os municípios de Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Ovar e Vagos, constituindo “a maior empreitada do país na defesa do litoral e das lagoas costeiras no presente quadro comunitário”, considera o Ministério do Ambiente. “Os trabalhos envolvem 1,5 milhões de metros cúbicos de areias e o desassoreamento de mais de 100 km de canais, calas e esteiros”, após o que os inertes “serão usados no reforço da costa litoral”, informa o Governo.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill