Pela primeira vez a Marinha portuguesa acolheu esta reunião, reunido 40 participantes de 23 países europeus e da NATO
European Fleet Programmer's Meeting

Portugal, através da Marinha, acolheu esta semana, pela primeira vez, o European Fleet Programmer’s Meeting (EFPM), a reunião semestral dos “responsáveis pela programação de actividades das várias Marinhas Europeias e dos países membros da NATO”, explica a Marinha. Durante dois dias, o encontro juntou cerca de 40 participantes de 23 países europeus ou membros da NATO e de “organizações multinacionais de segurança e defesa”, acrescenta a Marinha.

O encontro contemplou “mesas redondas e intercâmbios para partilha e discussão dos programas de actividades entre os membros da EFPM para os próximos 3 anos, incluindo exercícios e outras possíveis interacções de carácter bilateral ou multilateral, entre a Marinha Portuguesa e as suas congéneres, actualizando as intenções de participação nacional em actividades no estrangeiro”, segundo a Marinha.

A Marinha recorda ainda que “a EFPM é uma organização independente que existe numa base voluntária, não sendo afiliada à NATO, UE ou qualquer outro fórum de segurança multinacional, promovendo a partilha dos programas de actividades entre os seus membros, num espírito de crescente cooperação, dinamizando oportunidades de interacção com o objectivo final de maximizar a capacidade operacional das diferentes Marinhas”.

 

NOTA: A foto foi retirada do portal oficial da Marinha



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill