Portugal está desde ontem presente, pela primeira vez com um pavilhão próprio, na Seafood Expo – North America 2017, em Boston, nos Estados Unidos, considerada a maior mostra de pescado e indústria transformadora de produtos da pesca na América do Norte.

O evento termina amanhã e tem a presença de cerca de 1200 expositores provenientes de 40 países, “entre grossistas, importadores/exportadores, transformadores, fabricantes de maquinaria e aquicultura”, esclareceu o Governo, que fez deslocar a ministra do Mar e o Secretário de Estado das Pescas à cerimónia de inauguração, ontem, numa demonstração “do empenho do Ministério do Mar no aumento das exportações de produtos portugueses”, explicou o Executivo.

O nosso país está representado por sete empresas privadas (Frijobel, Gelpeixe, Grupo Frip, Grupo Riberalves, Grupo Rui Costa & Sousa, Luís Silvério & Filhos e Nigel) que, em conjunto, “representam um terço do volume de negócios na transformação de pescado em Portugal (cerca de 350 milhões de euros) e empregam 1.431 pessoas, significando um quarto do total de postos de trabalho existentes nas empresas da transformação de pescado (no total 6.800, segundo dados da Comissão Europeia, 2012)”, referiu o Ministério do Mar.

A presença portuguesa “é comparticipada pelo Programa Operacional Mar 2020 através de uma candidatura da ACOPE (Associação de Comerciantes de Pescado)”, esclareceu o Governo.

Além do pavilhão português, estarão presentes “empresas dos Estados Unidos, Canadá, México, Argentina, Perú, Equador, Chile e Panamá, e de países europeus como a Noruega, Islândia, Alemanha, Inglaterra, Dinamarca, Escócia, Espanha, Itália, Países Baixos, Irlanda e Lituânia, e ainda países como Israel, Turquia, Marrocos, China, India, Vietname, Singapura, Malásia, Coreia do Sul, Taiwan, Ilhas Faroé, Brunei, Papua Nova Guiné e Indonésia”, esclareceu o Ministério do Mar.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill