Tal como os outros Estados membros da UE, Portugal assumiu o compromisso de desenvolver o hidrogénio renovável como solução energética alternativa e sustentável, rumo à descarbonização da economia
Shanghai International Port Group

Em conjunto com os seus parceiros da União Europeia (UE), Portugal assinou recentemente a «Iniciativa Hidrogénio», que se destina a “promover o desenvolvimento da tecnologia do hidrogénio com vista à descarbonização de diversos sectores como o energético ou o dos transportes”, esclareceu o Governo.

De acordo com o texto da iniciativa, “o sector da energia deve preparar-se para novos desafios ao nível da procura de energia, uso, transporte e armazenamento”, e o hidrogénio será uma das opções a considerar, dado o “potencial do hidrogénio renovável como uma solução de armazenamento de energia, assim como de transporte, e matéria-prima de energia neutra e sustentável”.

Os signatários “também se comprometem a investigar como integrar gradualmente hidrogénio renovável nas redes de gás natural, contribuindo assim para a redução da utilização do gás natural” e para alcançar as metas de energia e clima da União Europeia para 2030, bem como para cumprir o roteiro da União para descarbonizar a economia.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill