Um relatório alusivo a 2017 antecipou um período de crescimento no sector portuário, na sequência de um crescimento da economia global, mas não antes de uma fase de consolidação
Shanghai International Shipping Institute

Reportando-se a dados estatísticos de 2017, o mais recente relatório do Shanghai International Shipping Institute (SISI), o Global Port Development Report, revela que a economia global está a entrar numa fase de prosperidade e que na sequência disso, o sector dos portos e do transporte marítimo seguirão mesmo caminho, mas somente depois de um período de consolidação, segundo Safety4Sea.

Tal circunstância pode verificar-se nos portos europeus, americanos, asiáticos, africanos e australianos, que já registam sinais de crescimento. Devido à recuperação da economia global e do ambiente comercial, o mercado internacional de porta-contentores desenvolveu-se em 2017 a um ritmo de crescimento de 6% ao ano, para 740 milhões de TEU, atingido o máximo dos últimos seis anos.

Também em 2017, o investimento nos portos globais conheceu um crescimento moderado, mas registou-se uma diminuição no investimento na construção de portos e infra-estruturas em vários países. Além disso, vários terminais em diversas regiões registaram reduzida utilização.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill