São números de um estudo realizado pela Universidade de Rhode Island com base nos portos dos Estados Unidos.

Investigadores da Universidade de Rhode Island concluíram que os 100 principais portos dos Estados Unidos da América podem precisar de investir entre cerca de 50 mil milhões de euros e 69 mil milhões de euros para lidar com a possível subida do nível médio das águas do mar em dois metros.

Na sequência das piores previsões que têm vindo a ser conjecturadas por vários especialistas, de acordo com as notícias veiculadas, há já vários gabinetes de projecto norte-americanos a trabalharem para tal eventualidade, o que, na perspectiva de Austin Becker, Professor do Departamento de Assuntos Marinhos da Universidade de Rhode Island, para além de ter uma primeira grande vantagem de permitir estimar eventuais custos, serve também e sobretudo para incentivar os respectivos portos a tomar consciência da necessidade de perseguirem e adoptarem, desde já, novas políticas e consequentes práticas de sustentabilidade.

Segundo ainda outros estudos igualmente recentes mas ainda por publicar, como revelou igualmente o Professor Austin Becker, sem identificar quais, haverá pelo menos 15 portos no Costa Atlântica onde se podem identificar problemas semelhantes, segundo as respectivas autoridades portuárias.

Todavia, defende o Professor Rhode Island, o grau de consciência das autoridades portuárias norte-americanas é superior para este tipo de ameaça sendo, por consequência, os respectivos portos os que melhor se estão a preparar para tal eventualidade.

Nesse sentido, crê igualmente que os portos dos países menos desenvolvidos, por falta de adequado planeamento, poderão vir a ser os que mais sofrerão se nada entretanto for feito para os ajudar.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill